O que é a Avaliação Institucional?
A avaliação institucional são atividades avaliativas (jamais punitivas) vinculadas ao processo de planejamento da gestão das Instituições de Educação Superior (IES), buscando analisar a atuação e a responsabilidade da IES, registrando as limitações e as possibilidades de melhoria Institucional. Constitui-se uma ação democrática, por isso envolve a participação de alunos, professores e colaboradores, os chamados sujeitos ativos da avaliação. A avaliação institucional é uma ação transparente e ética que tem como principal função apoiar, orientar, reforçar e/ou corrigir os aspectos avaliados, caracterizando-se como um importante instrumento de melhoria da qualidade do ensino, na medida em que permite a identificação de problemas; é a possibilidade de reestruturação do processo educacional e a introdução de mudanças na Instituição, visando ao constante aperfeiçoamento. O processo avaliativo visa, assim, à obtenção de informações relevantes, tendo como ponto de referência a identidade institucional, seus valores e sua cultura.
O que é a CPA (Comissão Própria de Avaliação) e o que ela faz?
A CPA da Faculdade Católica Paulista é uma comissão responsável por conduzir e consolidar os processos de avaliação da Instituição, prestando as informações solicitadas pelo MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), intermediando ações entre os órgãos colegiados acadêmicos e os órgãos administrativos da Faculdade Católica e consolidando a autoavaliação como a oportunidade de difundir um processo reflexivo, coerente e contínuo a respeito da realidade institucional. O trabalho da CPA objetiva, portanto, que a comunidade acadêmica desenvolva a cultura de avaliação.
Dimensões a serem avaliadas
Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional
· Dimensão 8 – Planejamento e Avaliação
Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional
· Dimensão 1 – Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional
· Dimensão 3 – Responsabilidade Social da Instituição
Eixo 3 – Políticas Acadêmicas
· Dimensão 2 – Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão
· Dimensão 4 – Comunicação com a Sociedade
· Dimensão 9 – Políticas de Atendimento aos Discentes
Eixo 4 – Políticas de Gestão
· Dimensão 5 – Políticas de Pessoal
· Dimensão 6 – Organização e Gestão da Instituição
· Dimensão 10 – Sustentabilidade Financeira
Eixo 5 – Infraestrutura Física
· Dimensão 7 – Infraestrutura Física
COMPOSIÇÃO DA CPA DA FACULDADE CATÓLICA
NOME | SEGMENTO QUE REPRESENTA |
Marina de Almeida Rocha | Representante Técnico-Administrativo e Coordenadora da CPA |
Francisco Ramirez Martins Junior | Representante Técnico-Administrativo |
Sérgio Caetano da Silva Junior | Representante Docente Presencial |
Deybson Rogério Biondo | Representante Docente EaD |
Paula Geane Estima de Lima | Representante Discente Presencial |
Pedro Henrique dos Santos | Representante Discente EaD |
Regiane Geralda da Silva Melos Matias | Representante da Sociedade Civil |
Fabiano Abbonizio | Representante da Sociedade Civil |
Resultados 2023
Relatório de autoavaliação 2023
Consolidado da autoavaliação 2023 (Geral)
Consolidado da autoavaliação 2023 (Docente)
Consolidado da autoavaliação 2023 (Colaboradores)
Consolidado da autoavaliação 2023 (Alunos Bacharelado)
Consolidado da autoavaliação 2023 (Alunos Licenciatura)
Consolidado da autoavaliação 2023 (Alunos CST)
Resultados 2022
Relatório de autoavaliação 2022
Consolidado da autoavaliação 2022 (Geral)
Consolidado da autoavaliação 2022 (Docente)
Consolidado da autoavaliação 2022 (Colaboradores)
Consolidado da autoavaliação 2022 (Alunos Bacharelado)
Consolidado da autoavaliação 2022 (Alunos Licenciatura)
Consolidado da autoavaliação 2022 (Alunos CST)
Resultados 2021
Relatório de autoavaliação 2021
Consolidado da autoavaliação 2021 (Docente)
Consolidado da autoavaliação 2021 (Aluno)
Consolidado da autoavaliação 2021 (Colaboradores)