História

A Faculdade Católica Paulista – FACAP, com limite territorial de atuação na cidade de Marília, Estado de São Paulo é uma instituição de ensino superior mantida pela ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LATINO AMERICANA, Pessoa Jurídica de Direito Privado.

A proposta de credenciamento da instituição é fruto da visão de seus mantenedores, já atuantes na educação superior há alguns anos, tanto no País, como em países vizinhos, entrelaçados no MERCOSUL.

A criação da Faculdade Católica Paulista foi planejada para atuar no interior do Estado de São Paulo. O conhecimento prévio da região de Marília e de seu entorno pelos mantenedores, favoreceu a opção de sua instalação no Município.

O projeto de criação da Faculdade sedimenta-se na visão de seus mantenedores de propiciar um ensino de qualidade, atento às exigências de mercado, em uma proposta de total integração e convivência com o município sede, com abrangência também à região de seu entorno, prospectando-se as necessidades locais, tanto no campo social como em suprir as necessidades de empregabilidade e de formação superior de sua comunidade.

A Faculdade Católica Paulista foi credenciada por meio da Portaria MEC nº 739, de 09 de agosto de 2013 e Parecer CNE/CES nº 305/2012. No decorrer do processo avaliativo para o credenciamento, a Instituição sendo submetida à análise da Comissão de Avaliação in loco – MEC/INEP, recebeu desta o conceito final 4, CI 4, sendo atribuído o mesmo conceito a cada uma das dimensões: Organização Institucional; Corpo Social; e Instalações Físicas. Conforme consta nos parágrafos da referida portaria, o credenciamento é válido pelo prazo de 4 anos.

Acompanhando o processo de credenciamento foram autorizados os cursos de Engenharia Civil, com conceito final 5 – CC 5 – e Ciências Contábeis, com conceito final 4 – CC4.

Decisivamente instalando-se a partir da conclusão desse processo, com a publicação da portaria de credenciamento, a Instituição foi direcionada para dar início às atividades acadêmicas e administrativas.

O primeiro processo seletivo para ingresso nos cursos de Engenharia Civil e Ciências Contábeis ocorreu no dia 03 de novembro de 2013, baseando-se no Edital nº 1/2013, amplamente divulgado. Os processos de matrícula dos alunos iniciaram-se em seguida paralelamente a toda a organização acadêmica.

Conforme definido no calendário acadêmico o período letivo iniciou-se na última semana de janeiro de 2014.

A Faculdade Católica Paulista possui como eixo norteador de sua estrutura organizacional e de gestão seus documentos oficiais, como o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, o Regimento Geral, como também todas as demais normas regulamentadoras emanadas de seus colegiados superiores, acompanhados das normativas e legislação dos órgãos do governo federal.