Siga esses passos para a realização do estágio:

PASSO 1 – Escolher um seguro de vida

Pesquise sobre seguros de vida para estágio obrigatório, as seguradoras têm várias opções de seguros que são direcionados para este fim.

PORQUE TENHO QUE FAZER O SEGURO?

  • Segundo a Lei do Estágio o estagiário deve contratar em seu favor um seguro contra acidentes pessoais que possam acontecer durante a prática do estágio.

PASSO 2 – Entrar em contato com a escola que você deseja fazer o estágio

É de responsabilidade do aluno entrar em contato com a escola e apresentar, se necessário, a CARTA DE APRESENTAÇÃO – disponível no portal do aluno.

Mas, antes disso é importante saber qual etapa da educação básica o seu estágio se refere:

  • PEDAGOGIA – ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL (100h)

    Esse estágio é direcionado para escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Você deve dividir as suas horas de observação dentro dessas duas modalidades 35 horas na Educação Infantil e 35 horas no Ensino Fundamental. O restante do estágio (30h) é direcionado para o preenchimento do caderno de estágio.

  • PEDAGOGIA – ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (100h)

    Não há uma etapa específica nessa modalidade de estágio. Você deve acompanhar alunos dentro da Educação Básica que tenham algum tipo de necessidade especial cumprindo a carga horária de 70 horas. Não é necessário anexar laudo médico do aluno que você fará o acompanhamento. O restante do estágio (30h) é direcionado para o preenchimento do caderno de estágio.

  • PEDAGOGIA – ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (100h)

    Esse estágio é direcionado para alunos do EJA, mais especificamente para a etapa em que o curso de Pedagogia é destinado, docência no ENSINO FUNDAMENTAL onde você cumprirá 70 horas de observação. Entre em contato com a secretaria da educação da sua cidade para buscar escolas que oferecem essa modalidade. O restante do estágio (30h) é direcionado para o preenchimento do caderno de estágio.

  • LICENCIATURA EM LETRAS – ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO (100h)

    Esse estágio é direcionado para alunos do ENSINO MÉDIO, normalmente, são Escolas Estaduais ou Particulares. Para escolas ESTADUAIS, é necessário que o aluno entre em contato com a DIRETORIA DE ENSINO da sua cidade e busque informações de como iniciar o estágio. Para convênios, é necessário que o aluno entre em contato com a secretaria da Faculdade. O aluno deve acompanhar 70 horas de aulas que são de acordo com o curso, nesse caso, aulas de Língua Portuguesa, Redação. O restante do estágio (30h) é direcionado para o preenchimento do caderno de estágio.

  • LICENCIATURA EM HISTÓRIA – ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO (100h)

    Esse estágio é direcionado para alunos do ENSINO MÉDIO, normalmente, são Escolas Estaduais ou Particulares. Para escolas ESTADUAIS, é necessário que o aluno entre em contato com a DIRETORIA DE ENSINO da sua cidade e busque informações de como iniciar o estágio. Para convênios, é necessário que o aluno entre em contato com a secretaria da Faculdade. O aluno deve acompanhar 70 horas de aulas que são de acordo com o curso, nesse caso, aulas de História. O restante do estágio (30h) é direcionado para o preenchimento do caderno de estágio.

  • LICENCIATURA EM GEOGRAFIA – ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO (100h)

    Esse estágio é direcionado para alunos do ENSINO MÉDIO, normalmente, são Escolas Estaduais ou Particulares. Para escolas ESTADUAIS, é necessário que o aluno entre em contato com a DIRETORIA DE ENSINO da sua cidade e busque informações de como iniciar o estágio. Para convênios, é necessário que o aluno entre em contato com a secretaria da Faculdade. O aluno deve acompanhar 70 horas de aulas que são de acordo com o curso, nesse caso, aulas de Geografia. O restante do estágio (30h) é direcionado para o preenchimento do caderno de estágio.

  • LICENCIATURA EM MATEMÁTICA – ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO (100h)

    Esse estágio é direcionado para alunos do ENSINO MÉDIO, normalmente, são Escolas Estaduais ou Particulares. Para escolas ESTADUAIS, é necessário que o aluno entre em contato com a DIRETORIA DE ENSINO da sua cidade e busque informações de como iniciar o estágio. Para convênios, é necessário que o aluno entre em contato com a secretaria da Faculdade. O aluno deve acompanhar 70 horas de aulas que são de acordo com o curso, nesse caso, aulas de Matemática. O restante do estágio (30h) é direcionado para o preenchimento do caderno de estágio.

  • LICENCIATURA EM FÍSICA – ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO (100h)

    Esse estágio é direcionado para alunos do ENSINO MÉDIO, normalmente, são Escolas Estaduais ou Particulares. Para escolas ESTADUAIS, é necessário que o aluno entre em contato com a DIRETORIA DE ENSINO da sua cidade e busque informações de como iniciar o estágio. Para convênios, é necessário que o aluno entre em contato com a secretaria da Faculdade. O aluno deve acompanhar 70 horas de aulas que são de acordo com o curso, nesse caso, aulas de Física. O restante do estágio (30h) é direcionado para o preenchimento do caderno de estágio.

PASSO 3 – Preencher o Formulário no Canvas

Para preencher o formulário de estágio, tenha algumas informações em mãos:
Nome Completo do Estudante *
Endereço do Estudante *
Bairro do Estudante *
CEP do Estudante *
Cidade/UF do Estudante *
RG do Estudante com pontuações *
CPF do Aluno com pontuações *
Matrícula do Estudante *
ID ou RA
Curso *
Coordenador do Curso * DANIELA OLIVEIRA ARAÚJO
e-mail do Estudante *
Telefone do Estudante *
Data Início do Estágio * DATA PREVISTA PARA A PRIMEIRA VISITA PARA A ESCOLA
Data Término do estágio * DATA PARA ENTREGA MÁXIMA DO ESTÁGIO (DISPONÍVEL NO CANVAS – CONSULTE!)
Carga Horária semanal: dias da semana e horário * (É A SUA DISPONÍBILIDADE. NÃO PODERÁ REALIZAR MAIS QUE 6 HORAS DIÁRIAS NA ESCOLA.
Nº Apólice de Seguro de Vida *
Nome da Seguradora *
Nome completo do Supervisor de Campo na empresa onde vai estagiar * (NORMALMENTE O DIRETOR OU COORDENADOR DA ESCOLA)
RG do supervisor de campo *
Formação Profissional do Supervisor de campo *
Razão Social da Empresa onde vai estagiar *
CNPJ da Empresa com pontuação correta *
Endereço da Empresa *
Rua, nº
Cidade/UF da Empresa *
Ex. Marília/SP
CEP da Empresa *
Telefone da Empresa *
e-mail da Empresa *
Nome do Representante da Empresa em que vai estagiar *(DIRETOR DA ESCOLA)
RG do Representante da Empresa * *
do representante pela assinatura do convênio
CPF do Representante da Empresa **
Anexar a cópia da sua apólice de seguro *

PASSO 4 – Enviar o Formulário de Estágio

Clique em Formulário de Estágio Obrigatório e acesse o link: Formulário ou Ficha para Solicitação de Estágio Curricular Obrigatório. (Link para um site externo.)

Preencha todos os campos, anexe a sua apólice de seguro e envie. Nesse momento, o formulário é enviado para a secretaria da Faculdade Católica para a emissão do CONTRATO DE ESTÁGIO.

A secretaria entrará em contato para o envio do contrato para que o estagiário colete as assinaturas. Após as assinaturas o CONTRATO deve ser ESCANEADO e enviado no campo ENVIAR – CONTRATO DE ESTÁGIO:

PASSO 5 – Início do estágio

Somente após o contrato você poderá começar o estágio.

Os dias e horários devem ser combinados entre você e a escola, não podendo ultrapassar 6 horas diárias.

Nesse momento, você será direcionado pelo CADERNO DE ESTÁGIO. O caderno de estágio é individual e deve ser impresso e preenchido pelo aluno.

No Caderno e videoaulas há orientações de como proceder durante as observações e durante o preenchimento do Caderno.

Não esqueça de preencher a FOLHA DE FREQUÊNCIA, nela você comprovará as horas totais de estágio concluídas.

PASSO 6 – Acompanhamento de orientações do estágio e entrega do caderno

Todo estágio tem orientadores do estagiário. O orientador é responsável por acompanha-los durante todo processo de estágio, para isso, são agendados encontros onde os estagiários poderão tirar dúvidas. Os encontros acontecem de segunda a quinta às 18h45. Consulte os encontros com o seu orientador na disciplina do Estágio Supervisionado. Além disso, você receberá lembretes dos encontros no seu FALE COM O TUTOR, fique atento!

Para entrega do Caderno de Estágio, é necessário que o estagiário se atende a algumas orientações:

É importante se atentar aos prazos:

Exemplo – Estágio Supervisionado Canvas

O Caderno de Estágio corresponde a 100% da sua nota na disciplina, por isso, atente-se ao envio, pois você só terá uma chance de enviar! Os Estágios Supervisionados não têm EXAME ou SUBSTITUTIVAS.