Metodologia interativa

A Católica oferece um método totalmente interativo e flexível para você estudar. As disciplinas são organizadas de forma que você consiga cursá-las em módulos, que são ofertados ao longo do ano.

Nos projetos pedagógicos dos cursos da modalidade a distância e no Projeto de Desenvolvimento Institucional – PDI da Faculdade Católica Paulista, o desenvolvimento da aprendizagem baseia-se em momentos avaliativos, interativos e auto estudo no decorrer do curso, bem como momentos presenciais de acordo com a necessidade do curso.

A seguir, explicamos esses momentos:

Momentos avaliativos
Cada disciplina é composta por diversas atividades avaliativas, realizadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem- AVA (utilizamos a plataforma Canvas), com datas de início e fim, com o objetivo de avaliar os progressos e a aprendizagem de cada estudante. As atividades avaliativas estão descritas no PPC de cada curso.
Nesse sentido, a avaliação continua a existir, porém de forma contínua e não apenas limitada na prova.

Momentos Interativos
O Projeto Pedagógico do Curso – PPC contempla momentos de interatividade como por exemplo chats ao vivo, com possibilidade de interação entre professor e estudante bem como por meio dos fóruns, recursos de mensagens instantâneas (Whatsapp) e trocas de mensagens entre professor e aluno dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem- AVA.

Auto estudo
Entendendo o auto estudo como meio fundamental para a formação acadêmica a distância, adotamos o Ambiente Virtual de Aprendizagem- AVA como ferramenta de auxílio à aprendizagem do estudante, por meio do qual é possível acessar materiais de estudo e interagir com os professores.
Os cursos contam, ainda, com uma oferta diversificada de recursos didáticos e interfaces para os momentos de auto estudo, ou seja, aquele momento que o estudante está concentrado nos seus estudos, dentre os quais se inclui o livro disponibilizado de forma digital, vídeos, reportagens, atividades avaliativas, aulas e consulta ao acervo da Biblioteca Digital.

Momentos Presenciais
Os momentos presenciais como estágios e práticas em laboratório, são propostos de acordo com a necessidade do curso, atendendo às Diretrizes Curriculares dos cursos e/ou Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia.

PROJETOS DE ENSINO E EXTENSÃO
Projetos de ensino são ótimas oportunidades que você terá ao longo do seu curso para desenvolver-se profissionalmente e nas habilidades e competências de planejamento e execução de atividades mais direcionadas. Nesses projetos, você poderá aprofundar a teoria e compreender a aplicação prática desse conhecimento. Os projetos de extensão envolvem a comunidade e são voltadas para atender demandas importantes da sociedade. Sua participação te habilitará a desenvolver um forte senso de responsabilidade socioambiental.