Viticultura e Enologia

Nota 4,0 na avaliação do MEC

Sobre o Curso

A formação em Viticultura e Enologia é responsável por capacitar os estudantes no entendimento desde o cultivo da uva até fim do processo de produção vinho. O curso promove conhecimentos para atuar na parte teórica, técnica ou administrativa.

O formado terá o conhecimento nos diversos setores da indústria de produção de uva para vinhos e derivados da uva, planejando, gerenciando, implantando e avaliando todas as etapas de produção, que incluem desde a escolha das variedades de uva, plantio, manejo do vinhedo, colheita, e processamento, com entendimento básico sobre fermentação, envase, armazenagem e comercialização, até a degustação dos derivados da uva como vinho e suco. A análise sensorial, o controle de qualidade, o controle ambiental, a gestão e supervisão dos processos de elaboração e conservação do vinho e dos derivados da uva e do vinho, consolidam e ampliam a atuação dos profissionais na área vitivinícola. Além da formação tecnológica, o curso desperta o empreendedorismo, através de bases de economia e de gestão e planejamento.

As aulas são online, sendo uma aula ao vivo obrigatória semanal com duração de 2 horas, (estas aulas precisam que ser assistidas no momento que forem ofertadas, ou seja, precisa ter participação de 75% nas atividades AO VIVO pois são caracterizadas como aulas presenciais), caso ocorra algo que impeça de assistir, a aula ficará gravada em seu ambiente virtual. A aula ao vivo ocorre em um dia fixo no período noturno.

Além das aulas ao vivo, semestralmente haverá a semana de imersão, ou seja, uma vez por semestre teremos uma semana presencial em uma vinícula no Brasil, para que o aluno tenha contato com a produção do vinho. Neste momento haverá a participação dos alunos na colheita, manutenção  e manipulação das uvas e vinhas, extração do suco, e todos os processos de fermentação, até o engarrafamento e rotulação do vinho. Nosso primeiro encontro será realizado em uma Vinícola no Rio Grade do Sul, mais precisamente na Quinta Barroca da Tília, em Águas Claras – Viamão que está localizada a 26 Km de Porto Alegre. As despesas de viagem estadia e alimentação dos encontros presenciais não estão inclusos na mensalidade, ou seja, o aluno que for participar dos 6 encontros durante o curso, arcará com as suas despesas.

Esse encontro estará vinculado as disciplinas que você estará cursando, ou seja, você irá vivenciar na prática o que estiver sendo ministrado nas aulas ao vivo e gravadas.

Os encontros presenciais ocorrerão duas vezes ao ano, possivelmente em fevereiro na semana do feriado para facilitar o deslocamento dos alunos, e o segundo em agosto ou outubro semana a definir, começando os encontros em 2024.

Caso o aluno não consiga ir presencialmente aos encontros, haverá gravação e disponibilização do mesmo de forma online, pois todos os momentos presenciais serão gravados e transmitidos. No entanto defendemos que será uma experiência única e enriquecedora ao aluno, pois será nesses encontros que terão contato com vários profissionais da área, conhecer os outros alunos do Brasil todo que também serão colegas de turma, e também poderá acompanhar todo o processo do cultivo da uva até a fase final da produção dos vinhos.

Este curso foi criado como único. Não há no Brasil uma imersão tão grande por parte dos alunos no mercado da Viticultura e Enologia. Nosso ideal é que todos os estudantes fiquem aptos para produzir seu vinho. Não obstante além do aprendizado, terão contato com fornecedores para compra de uva, insumos, equipamentos, mudas, tudo que é necessário para que o futuro enólogo posso criar sua marca e seus vinhos comercialmente.

Para concluir o curso, nas aulas finais, iremos ministrar aulas com os próprios viticultores, ensinando a forma de registrar o MAPA de sua vinícola, e a responsabilidade técnica de cada enólogo para assinatura dos vinhos

O que você vai aprender no curso de VITICULTURA E ENOLOGIA?*

Introdução à Viticultura
Análise Sensorial e Física
Morfologia e fisiologia da Videira
Operações e Instalações na Indústria Enológica
Propagação e Implantação de Vinhedos
Fertilidade, Nutrição e Adubação
Química enológica, orgânica e geral
Vinificação e Estabilização
Implantação e Manejo do Vinhedo
Processamento de Alimentos e Gastronomia
Serviço do Vinho e Harmonização

*Parte da Matriz curricular do curso.

Viticultura e Enologia

Formação: Tecnólogo

Duração: 3 anos

Investimento: Consulte-nos

Portaria do MEC: 35 de 11/02/2020

Matriz Curricular

Mercado de Trabalho

Você pode trabalhar em toda a cadeia produtiva de vinhos, espumantes, frisantes e até mesmo suco natural de frutas, nas indústrias da área ou mesmo de forma autônoma com as funções:

– Produção de uva: planejamento, implantação e cultivo da uva;
– Organização e assessoria para estabelecimentos vitivinícolas;
– Assessoria técnica em empresas públicas, cooperativas ou empresas privadas;
– Instituições de ensino e pesquisa;
– Laboratórios de controle de qualidade de produtos vitivinícola;
– Consultoria em harmonização e eventos.